4 de set. de 2013

São Sebastião tem aumento de 12,23% e se destaca entre as demais cidades do DF

Entrada de São Sebastião - Foto: Ivonildo Di Lira

Levantamento da Codeplan revela que implantação do Jardins Mangueiral foi o principal motivo para o aumento da populção
SÃO SEBASTIÃO (4/9/13) – O crescimento populacional na região de São Sebastião – de mais de 20 mil habitantes no período entre 2011 e 2013 - foi um dos pontos altos da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada hoje pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

"O principal ponto que justifica esse aumento de 12,23% foi a implantação do Jardins Mangueiral, programa de governo destinado à classe média da população. Esse número superou as outras 11 RAs já pesquisadas e provavelmente será o maior entre as 31 regiões", explicou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya.

Apesar de o diretor de Estudos e Políticas do órgão, Osvaldo Russo, alertar para os impactos que uma população numerosa pode trazer para a saúde, trânsito, meio ambiente e educação, entre outros serviços básicos, o administrador da cidade, Antônio Jucélio Gomes Moreno, afirmou que providências estão em andamento para minimizar os efeitos apontados.

"Estamos em negociação para antecipar a conclusão da duplicação da DF-463 e aliviar o trânsito, que tem cinco mil carros a mais, e trabalhamos para acelerar a construção de um hospital".

Ele ressaltou ainda que uma frota de 70 novos ônibus está nas ruas e que outros 80 devem ser entregues em 15 dias. Além disso, grandes empresários procuraram a administração para se instalar na cidade e aquecer ainda mais o comércio local, beneficiado pelo aumento da demanda com a chegada dos novos moradores.

A educação e a renda, de acordo com a pesquisa, também foram diretamente atingidas com a chegada do novo bairro: houve crescimento significativo de pessoas com Ensino Superior completo e aumento da renda domiciliar, que passou de R$ 1.870 em 2011 para R$ 2.270 em 2013.

A população de São Sebastião, alvo da pesquisa do 12º volume da PDAD, está estimada em em 97.977 habitantes, distribuídos em 27.405 domicílios urbanos, com uma média de três moradores por residência.

(K.I./M.D.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário