6 de jan. de 2014

O BRASIL ADOTOU A INEPTOCRACIA? COMO SE LIVRAR DESSA COISA MALDITA?




 
Ouço muitas pessoas dizerem que odeiam falar de política e dos políticos por serem, segundo elas, todos corruptos. Mesmo não concordando com esse tipo generalização, sempre respeitei a opinião de quem pensa assim, por entender que o erro não está na política e nem nos políticos em si, mas no sistema de governo adotado pelo o Brasil. E por mais boa vontade que eu tenha em esclarecer isso, não conseguirei, com as minhas próprias palavras, explicar, de maneira clara, o obvio.  Mesmo assim procurei entender o que se passou na cabeça de milhões de brasileiros que foram para as ruas protestar, no mês de junho de 2013, contra a corrupção e todo tipo de falcatruas praticadas por pessoas inescrupulosas. Apesar das manifestações populares, o problema continua. Mas por quê? Afinal de contas, qual é o sistema de governo adotado atualmente no Brasil que favorece esse tipo de coisas?  Por acaso vocês já ouviram falar de Ineptocracia? Se não ouviram, esse é o momento ideal para entender, pelo menos em parte, o significado da corrupção no Brasil e a natureza do pibinho, criticado pelos economistas.
 
Ineptocracia: um sistema de governo onde os menos capazes de liderar são eleitos pelos menos capazes de produzir, e onde os membros da sociedade com menos chance de se sustentar ou ser bem-sucedidos são recompensados com bens e serviços pagos pela riqueza confiscada de um número cada vez menor de produtores.
 
Essa definição nos remete automaticamente à descrição feita pela filósofa russa Ayn Rand:
 
Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.
 
Que todos possam refletir sobre isso e tirarem as suas próprias conclusões!
 
Ivonido Di Lira