28 de mai. de 2010

Frente contra a polarização

Por: Paola


Um encontro no Lago Sul reuniu nesta sexta-feira (28) presidentes do DEM, PPS, PHS, PTN, PV, PTC e PSL para discutir a possibilidade de uma coligação para as eleições de 2010. A iniciativa foi do presidente do PSL, Newton Lins. A discussão passou pela criação de uma frente partidária contra a polarização existente hoje entre PT e o ex-governador Joaquim Roriz (PSC). “Toda polarização é burra e antidemocrática”, argumenta Lins.

A conversa rendeu dois consensos principais entre os partidos. O primeiro de que é preciso lançar uma candidatura alternativa às que estão apresentadas atualmente. O segundo é de que esta alternativa deve sair com ou sem a participação do PSDB. Os tucanos foram convidados para o encontro, mas preferiram não se envolver por enquanto. As sete legendas decidiram então manter o espaço aberto ao PSDB, mas, caso ele demore a se decidir ou decida se coligar a um outro candidato, a proposta da frente segue da mesma forma.

Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (2).

Voltar para o site principal

Convivência Sustentável no Pontão do Lago Sul

O Personal Trainer Augusto Oliviéri em parceria com a Administração do Lago Sul, criou um evento para incentivar a prática do exercício físico ao ar livre, sob orientação profissional, para que os praticantes aprendam novas técnicas de atividade física em interação com a natureza, estimulando o exercício nos parques ecológicos que brasília tem.

O evento se chama Convivência Sustentável e terá sua primeira edição acontecendo neste sábado dia 29/05/2010 ás 8hs com término as 12hs, no Pontão do Lago Sul.

As atrações:

Lian Gong - Técnica Chinesa de movimentos que restauram a movimentação natural do corpo, além de tratar e previnir dores e lesões.

Yoga - A prática que alia auto-conhecimento, consciência corporal, e interação da mente com o domínio do corpo.

Pilates Solo - A técnica do conhecimento e dominio do centro de força corporal, aliando equilibrio, respiração e força.

Caminhada - Margeando o lago Paranoá, o percurso será do Pontão até o parque da Península, dois belos pólos de prática de atividade física ao ar livre do Lago Sul e de Brasília, totalizando 4km de caminhada ida e volta.

Zen Shiatsu - Na volta ao Pontão, massagistas de Zen Shiatsu aplicarão técnicas da mais famosa massagem oriental, buscando equilíbrio energético e relaxamento do corpo.

Palestra: Atitudes Sustentáveis - Uma palestra sobre o tema que vem sendo muito estudado atualmente, na preservação da natureza e do nosso planeta. Discutiremos algumas atitudes que podemos tomar para oferecermos um mundo melhor para nossos filhos, netos etc..

A inscrição é trazer um agasalho para ajudar os que não tem. Venha participar e convide quem mais você quiser.

Aguardamos você.

Voltar para o site principal

GOVERNADOR ASSINA DECRETO QUE CRIA PROGRAMA RECÓLEO

O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, assina nesta sexta-feira (dia 28/05), às 11 horas, na residência oficial em Águas Claras, o Decreto que cria o Programa Recóleo, de tratamento e reciclagem de óleos e gorduras vegetais ou animais, no âmbito do GDF.

O Programa Recóleo está associado ao Projeto Biguá-Biodiesel que tem como objetivo a produção de biocombustível a partir do óleo de cozinha usado. O Biguá-Biodiesel surgiu da experiência da Caesb com o projeto piloto do Biguá, no Varjão, que usa a matéria-prima na fabricação de sabão.

O Decreto prevê que a Caesb será responsável pela coordenação executiva do Programa Recóleo, bem como pelo gerenciamento das ações pertinentes a ele. A Companhia deverá editar normas específicas para estimular, organizar e viabilizar as ações relativas à recuperação de óleo usado e ao tratamento especial desse resíduo.  Ainda de acordo com o Decreto, as Secretarias, Fundações, Empresas Públicas e Administrações Regionais, vinculadas ao GDF, deverão aderir ao Programa, incentivando seus empregados a doarem óleo de cozinha usado, levando essa matéria-prima para os órgãos onde trabalham para ser recolhido pela Caesb. O incentivo à população poderá ser associado ao valor faturado em suas contas de água e esgoto, na forma de desconto. A Caesb poderá explorar economicamente, em conjunto com a iniciativa privada, a coleta, a estocagem, o processamento e a comercialização do óleo recolhido.

AJUDA AO MEIO AMBIENTE

O reaproveitamento do óleo de cozinha coletado em unidades residenciais e comerciais irá reduzir o componente oleoso no esgoto local e, consequentemente, a poluição dos corpos hídricos do Distrito Federal. Além disso, a redução do descarte de óleo diretamente na rede de esgotos promoverá efeitos positivos sobre os custos de tratamento. Um litro de óleo despejado no meio ambiente polui um milhão de litros de água. Estima-se que no Distrito Federal sejam usados cerca de 24 milhões de litros de óleo por ano. Admitindo-se que nos processos de fritura haja uma perda de 50%, o volume final descartável será de 12 milhões de litros por ano, que representa uma poluição potencial de 240 trilhões de litros de água, ou seja, um volume igual ao de 428 lagos Paranoá. (Monica Bisi 27.05.10) Mais informações
para a imprensa no telefone 3213.7117.

Voltar para o site principal