2 de ago. de 2012

Sedhab reabre cadastramento e atualização de dados para as entidades no Morar Bem

O Programa Morar Bem, lançado pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Sedhab – Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e da Codhab – Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF é uma realidade. O programa é a oportunidade da casa própria para quem precisa. São apartamentos e casas financiados por meio do Minha Casa, Minha Vida, em condições especiais. Todos serão construídos em local com infraestrutura: rua asfaltada, água encanada, luz, equipamentos públicos. E a escritura no seu nome.Em 2011, as pessoas puderam se inscrever no Novo Cadastro da Habitação. Agora, é a hora de quem não fez sua inscrição se cadastrar. As pessoas jái nscritas poderão, caso necessário, fazer a atualização de seus dados.

TIRE SUAS DÚVIDAS – CADASTRAMENTO

1 – Quem pode se cadastrar?
Quem atende aos critérios da política habitacional do DF. Entre os quesitos:
• Morar no DF pelo menos nos últimos 5 anos;
• Nunca ter tido imóvel no DF;
• Ter renda mensal de até 12 salários mínimos;
Ser maior de 18 anos.

*Critérios previstos na Lei nº 3.877/2006, que dispõe sobre a política habitacional do DF.
2 – Não fiz o cadastro no Morar Bem. Posso me cadastrar agora?
3 – Qual é o período para o cadastramento? De 1º a 12 de agosto de 2012 para entidades (associações e cooperativas habitacionais) e de 13 a 31 de agosto para inscrições individuais.
4 – Tenho que pagar para me inscrever? Não. O GDF não cobra nem autoriza nenhuma entidade pública ou privada efetuar cobrança para que você faça o seu cadastro.
5 – O sistema informa que meu nome consta como associado de uma entidade (associação ou cooperativa habitacional). O que significa? Significa que a Entidade o cadastrou como associado. Caso esta vinculação não seja de seu interesse, basta escolher a opção “quero me cadastrar na Relação de Inscrições Individuais”. Caso contrário, clique em “quero permanecer na Relação de Inscrições por Entidade”. Você só poderá concorrer por uma relação.
6 – Após concluir o cadastramento, recebi a mensagem “Seus dados foram registrados, mas sua inscrição não será pontuada”. O que significa? Significa que você não atende aos requisitos da Lei 3.877/2006 e não tem direito de participar dos programas habitacionais de interesse social oferecidos pelo GDF.
7 – Como registrar a renda familiar? Você deverá informar a sua renda bruta, a do seu cônjuge, bem como a dos seus
dependentes cadastrados, se for o caso. Vale ressaltar que será aceita apenas
uma inscrição por família.

8 – Quais serão os critérios utilizados para classificação no Novo Cadastro
da Habitação? Além dos critérios atuais — tempo de Brasília, número de dependentes, pessoas com deficiência ou idosos, renda familiar per capita —, é considerado também o tempo de inscrição na Codhab.
9 – E as pessoas com deficiência e os idosos, como deverão proceder? Devem se cadastrar normalme nte no site do programa Morar Bem.
10 – O que acontece com a pessoa que não conseguir comprovar os dados cadastrados? Ela será excluída do programa Morar Bem.
TIRE SUAS DÚVIDAS – ATUALIZAÇÃO DE DADOS

1 – Em 2011, eu me inscrevi no Novo Cadastro da Habitação. O que eu preciso fazer? Se você já possui inscrição no Programa Morar Bem e sua situação não se alterou desde a inscrição no ano passado, não é necessário se recadastrar, a não ser que você queira atualizar os seus dados pessoais, dados do cônjuge/companheiro (a), endereço residencial, dados profissionais, inclusão/exclusão de dependentes. Acesse o site do Programa – www.morarbem.df.gov.br e veja se seus dados anteriores estão corretamente divulgados. 
2 – Qual o período para a atualização dos meus dados? De 1º a 12 de agosto de 2012 para entidades (associações e cooperativas habitacionais) e de 13 a 31 de agosto de 2012 para inscrições individuais.
3 – Não consigo acessar o sistema com o meu CPF e a minha senha. O que devo fazer? Você provavelmente digitou algum dado errado. Tente novamente.
4 – Esqueci a senha de acesso. Como posso obtê-la novamente? Clique no link “esqueci a senha ou meu primeiro acesso” e informe os dados solicitados pelo sistema. Memorize a senha informada e entre novamente no sistema.
5 – Digitei os dados solicitados e após clicar em “esqueci a senha ou meu primeiro acesso”, o sistema informou que “não há dados a exibir”. Como posso recuperar minha senha e acessar o sistema? Você deve ter digitado algum dado errado. Verifique e tente novamente. Digite nome completo sem abreviações, número do CPF sem pontos ou traços, UF e a data de nascimento. (Caso não tenha êxito, solicite a senha por email no faleconosco@codhab.df.gov.br).
6 – O sistema informa que meu nome consta como associado de uma entidade (associação ou cooperativa Habitacional). O que significa? Significa que a Entidade o cadastrou como associado. Caso esta vinculação não seja de seu interesse, basta escolher a opção “quero me cadastrar na Relação de Inscrições Individuais”. Caso contrário, clique em “quero permanecer na Relação de Inscrições por Entidade”. O cadastro será atualizado pela Entidade. 

7 – Como devo proceder se eu estiver me filiado a uma associação ou cooperativa habitacional? Você só poderá concorrer por uma relação: de Inscrições Individuais ou de Inscrições por Entidade. O sistema está preparado para identificar, pelo CPF, a Entidade com a qual você mantém vínculo. Será exibida uma tela para que você faça a opção em se manter vinculado à Entidade ou se cadastrar na Relação de Inscrições Individuais.

8 – Após concluir o recadastramento, recebi a mensagem “Seus dados foram registrados, mas sua inscrição não será pontuada”. O que significa? Significa que ao atualizar os seus dados, foi concluído que você não mais está dentro dos critérios da lei nº 3.877/2006 para ser atendido pela política habitacional do DF.
9 – E as pessoas com deficiência, como deverão proceder? Devem se cadastrar normalmente no site do programa Morar Bem.
10 – Não tenho acesso à internet. Como devo proceder? Dirija-se à Administração Regional de sua cidade ou procure os Postos de Atendimento do Na Hora de Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Gama. Além dos postos avançados da Codhab na Estrutural, Varjão e Ceilândia.

Para mais informações
:
• www.morarbem.df.gov.br
• www.sedhab.df.gov.br
• www.codhab.df.gov.br
• faleconosco@morarbem.df.gov.br

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO MOVIMENTO DOS INQUILINOS DE SÃO SEBASTIÃO PRESIDIDO POR IVONILDO DI LIRA

Informamos aos nossos associados e amigos, que por motivo de força maior, não está participando diretamente do cadastro das entidades e, pede, encarecidamente, para que todos possam se inscrever  no site da CODHAB/DF na opção desejada, cooperativa ou lista individual da mesma, dentro do prazo acima citado, para não serem prejudicadas futuramento. Boa sorte e até breve.