Se você quiser desfrutar do futuro, deve iniciar a sua preparação no presente. Apesar da dificuldade de se “prever” o futuro, o exercício de imaginá-lo pode ser um excelente início para aqueles que desejam destacar-se entre os demais.
A visão de futuro amplia as chances de se identificar oportunidades de negócio diferenciadas.
A visão de futuro é a base de todo planejamento estratégico e é o que orienta as atividades cotidianas de uma organização.
Por meio de exercícios de imaginação do futuro, as chances de identificar oportunidades de negócios e de antecipar as barreiras e tendências são maiores. Além disso, é importante destacar que, ao construir uma visão de futuro, as pessoas envolvidas extrapolam os problemas do cotidiano da empresa e identificam soluções e oportunidades de maneira mais criativa e benéfica para a organização.
Além disso, é importante destacar que uma visão de futuro bem estabelecida e aceita na organização amplia o leque de oportunidades de investimento em projetos inovadores.
Uma visão clara de futuro é condição que antecede o processo de geração de inovações nas organizações.
A visão de futuro e a inovação apresentam diversos componentes sinérgicos. Para inovar rotineiramente, é necessário identificar, antes, objetivos de longo prazo, e direcioná-los para o desenvolvimento da empresa.
Desse modo, o estabelecimento de uma visão de futuro é condição necessária para a organização de um processo sistêmico voltado a geração de inovações. Sem isso, as inovações podem até surgir, porém de forma aleatória ou inconsciente.
Para construir uma visão de futuro vários fatores devem ser levados em consideração:
1) Análise da história do mercado e da empresa: importante porque permite resgatar características específicas do direcionamento dos negócios;
2) Conhecimentos atuais dos sócios e funcionários a respeito da organização e do negócio: fundamental para a tomada de decisão e para o constante realinhamento da direção que a empresa está tomando;
3) Desejos individuais: também devem ser considerados para determinar a visão de futuro. A pergunta a se responder aqui é “para onde EU gostaria de ir?”, ou seja, “Quais as minhas necessidades e como o futuro poderá contribuir para elas?”;
4) Relacionamento com formadores de opinião: sejam eles pesquisadores, empresários, clientes, governo ou outros parceiros, podem auxiliar as empresas a desenvolverem melhor a visão de futuro. Esses formuladores de opinião podem apontar boas dicas sobre oportunidades de novos negócios ainda não vislumbrados;
5) Estudos setoriais e de prospecção: podem fornecer informações relevantes para direcionar e alinhar os negócios da empresa no longo prazo. Também são ferramentas potentes de identificação de projetos para o longo prazo, de forma a compor a cesta estratégica de projetos.
(Texto adaptado do artigo “A Visão de Futuro no dia-a-dia das Empresas”, do Instituto Inovação, por Euler Santos. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2013.)
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