17 de abr. de 2012

Folha de bananeira

por Arthur Fernandes

 Em ano de eleição municipal, em que a rivalidade exacerba as diferenças políticas e as disputas por votos entre os atuais vereadores de Uberlândia, a criação de termos pejorativos para atacar colegas no plenário também se intensifica e atinge níveis que beiram o humor, se não fosse trágico, já que nós contribuintes é que mantemos os altos salários dos “nobres edis”. Ontem, na sessão da Câmara Municipal, um vereador foi taxado de “folha de bananeira”. A “alcunha” foi dada, porque o vereador mudaria de posição com frequência, a exemplo do que ocorre com a folha de uma bananeira, que muda de posição conforme o vento bate. Na tribuna, Wilson Pinheiro (PTC), que teria sido o alvo do apelido, afirmou que a folha dele é igual a da árvore que origina o seu sobrenome. “Sou igual o Pinheiro que a folha não balança”, afirmou.

Ex-comunista

Wilson Pinheiro chegou a ser questionado sobre como um ex-comunista e ex-secretário de governo do ex-prefeito Zaire Rezende (PMDB) pôde tornar-se o líder do governo Odelmo Leão (PP) na Câmara Municipal. Quem questionou o líder do Executivo foi o vereador Adriano Zago (PMDB). Como ambos são evangélicos, a resposta veio em forma de pregação bíblica. Pinheiro citou o exemplo do apóstolo Paulo, que antes de se converter ao cristianismo, perseguiu cristãos. “Já andei com gente ruim, mas agora estou andando com gente competente. A pessoa pode cometer erros, mas se arrepende e depois é perdoado”, afirmou Wilson Pinheiro.

Collor e Sarney

Para Pinheiro, o PT é que merece a alcunha de “folha de bananeira”. “Antes de ser governo, o PT fazia a campanha ‘Xô, Sarney!. Hoje, eles são ‘sô, Sarney’!”, afirmou, também citando a proximidade recente entre o PT e o senador Fernando Collor (PTB). Para o PMDB e especificamente o vereador Adriano Zago, o líder do prefeito fez críticas duras e deixou um recado. “O Adriano (Zago) é inexperiente e está entrando em briga de gente grande. Ele apareceu agora e fica pondo a mão na cumbuca. Eu ainda não dei uma nele”, afirmou Wilson Pinheiro.

FRASE

“O PMDB é o partido com a maior relação de corruptos por metro quadrado”.

Wilson Pinheiro (PTC)
Vereador e líder do Executivo na Câmara
 
Ele utilizou a tribuna da Câmara ontem para se defender do apelido de vereador “folha de bananeira” e atacou o PMDB

Algo em comum

Além de estarem travando discussões e trocando ofensas com frequência nas últimas sessões da Câmara, Wilson Pinheiro e Adriano Zago têm outra coisa em comum. Ambos começaram a atual legislatura em um partido e vão terminar em outro. Wilson Pinheiro era do PPS e foi para o PTC. Zago era do PSC e foi para o PMDB. Outro traço de igualdade é quem ambos mantiveram o mandato e conseguiram justificar a mudança de legenda, fugindo do entendimento recorrente da Justiça Eleitoral, de que o mandato pertence ao partido e não ao candidato.

CURTAS

O efeito “folha de bananeira” não é novidade na Câmara Municipal de Uberlândia. Há quem defenda um lado da política uberlandense com fervor hoje em dia, mas que teve início em outra frente partidária antagônica lá atrás.

É o caso do vereador Antônio Carrijo (PP). Fiel escudeiro atualmente do prefeito Odelmo Leão (PP), ele foi eleito pela primeira vez no PMDB.

Outro exemplo na Câmara é o da vereadora Jerônima Carlesso (PPL). Eleita pela primeira vez no PMDB, ela passou pelo PSDB e PP antes de chegar ao PPL. Feroz defensora da administração Odelmo Leão nos últimos tempos, neste último ano de mandato, Carlesso é um dos nomes mais cotados para ser vice na chapa do pré-candidato Gilmar Machado (PT) à prefeitura de Uberlândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário