25 de jun. de 2025

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DE SÃO SEBASTIÃO PELA COMEMORAÇÃO DOS 32 ANOS DA CIDADE

Ivonildo Di Lira e São Sebastião ao fundo - Ano: 2008
 

Caros moradores (as):

Nesta data, 25 de junho de 2025, a cidade de São Sebastião completa, oficialmente, 32 anos de existência, com uma população cada vez mais jovem e exigente. A maioria dos moradores
não tem conhecimento de fatos históricos, mas que agora chegou o momento de adquirir esse conhecimento de forma bem resumida, já que ela data do século XVIII, ano de 1734, aproximadamente, com o nome de Arraial de São Bartolomeu. Mas esta história vamos deixar mais para a frente, onde irei contar tudo em um livro.

A cidade de São Sebastião (DF) não surgiu do nada e nem do acaso. Ela surgiu por meio de muita luta e sacrifício de algumas pessoas que já não aguentavam mais viver de pires na mão e dependentes da Administração do Paranoá.  No ano de 1986, criei a Comissão Pró Independência para lutar pelo fim do projeto de construção da barragem do Rio São Bartolomeu, que iria inundar toda esta região, e pelo fim dos caminhões pipas que abasteciam os nossos vilarejos. Eu sabia que, após a criação da nossa Região Administrativa, todas as benfeitorias como água potável, luz, telefone, creches, bancos e asfalto viriam naturalmente, como vieram, ao longo dos anos. A vitória veio no dia 25 de junho de 1993, com a assinatura da Lei nº 467/1993, pelo o então governador Joaquim Roriz. Essa lei elevou a antiga Agrovila São Sebastião à condição de Região Administrativa (RA-XIV) do DF. O tempo provou que eu estava certo desde o início.

No ano de 2014 me elegi deputado distrital por esta cidade e, a exemplo do passado, na condição de líder comunitário, tentei dar o melhor de mim. Aprovei e ajudei a provar diversos projetos importantes que têm beneficiado não só São Sebastião, mas todo o Distrito Federal. Enquanto parlamentar, lutei pela legalização dos bairros Morro da Cruz, Zumbi dos Palmares, Capão Cumprido, Vila do Boa e Bora Manso. A cidade teve um grande avanço nesse sentido durante a minha gestão.

Entre a cidade que temos e a cidade que queremos (a cidade ideal), ainda existe um longo caminho a ser percorrido.  Mas quem sabe, no futuro próximo, isso não venha acontecer? O futuro da nossa comunidade está nas mãos dos seus próprios eleitores. São eles que vão determinar, por meio do voto, quem irá representá-los junto à Câmara Legislativa e Congresso Nacional nos próximos anos. Se fizerem a escolha for errada, os problemas que nos afligem, atualmente, tende a piorar ainda mais. Principalmente em relação ao crescimento desordenado da cidade.

Quanto ao futuro, o GDF precisa registrar São Sebastião em cartório por completo e entregar as escrituras dos imóveis urbanos e rurais aos seus reais proprietários, para que a cidade possa existir de fato e de direito. O mesmo deve ocorrer em relação à construção do hospital, creches, Centro Cultural e escolas públicas. Como São Sebastião ainda está em plena expansão urbana, se faz necessário mais recursos e atenção por parte do Estado.

São Sebastião foi o local que escolhi para viver juntamente com a minha família. Tenho um grande orgulho dela e de fazer parte da sua história!  Ela deixou de ser o Arraial de São Bartolomeu para ser, simplesmente, São Sebastião, cidade maravilhosa em pleno planalto central, lugar sonhado por Dom Bosco como sendo a terra que jorra leite e mel!

Agradeço a todos os companheiros que, no passado, me ajudaram a tornar a então Agrovila independente do Paranoá. Aos companheiros Dorvalino, Nicanor Nunes da Mata, Nestor da Costa Borba (meu vice-presidente da Comissão Pró-Independência de São Sebastião), Professora Jô, José dos Santos e Joaquim, da antiga Quadra 09, o meu muito obrigado pela força!

Parabéns São Sebastião pelos seus 32 anos de independência! Foi ótimo estar com você durante todos esses anos. Obrigado, também, por tudo que você me deu e por tudo que ainda há de me dar!

São Sebastião, DF, 25 de junho de 2025.

Ivonildo Di Lira
Líder Comunitário que presidiu a Comissão Pró Independência de São Sebastião de 1986 a 1993 e que viabilizou a criação da Região Administrativa de São Sebastião (RA- XIV).

Para quem quer saber mais a respeito desse período de luta, favor acessar os links abaixo: