A banda Os Fi de Rapariga foi criada, inicialmente, em 1988, por Eudes, da Mansão do Bosque, com o objetivo de levar para a população de Brasília um forró irreverente e ao mesmo tempo contagiante. As músicas produzidas pelos "Os Fi de Rapariga" logo tomaram conta do grande público brasiliense, amantes do forró e, como não poderia ser diferente, o sucesso foi inevitável.
Em 1999, quando a banda se preparava para gravar o seu segundo CD, aconteceu algo inesperado. O principal vocalista de “Os Fi de Rapariga” decide deixar a banda por motivos pessoais. Em seu lugar foi chamado Fernando Cheregathy, cantor e compositor do Rio de Janeiro, que atendeu de imediato o convite do Eudes, empresário do grupo. Nascia, aí, uma nova pegada do forró candango misturada ao funk carioca.
O Jargão “abre a mala e solta o som fi de rapariga!” se tornou uma febre entre os jovens de Brasília que, depois da balada, encostavam os seus carrões em um posto de gasolina ou numa esquina qualquer, abriam a tampa traseira dos veículos e curtiam o som até de manhã. Assim, o termo “os fi de rapariga” passou a ser sinônimo de irreverência no bom sentido da palavra, para expressar o gosto que os jovens tinham pela música dos “Fi de Rapariga”.
Alguns anos se passaram e, a exemplo de outras bandas, que depois de atingirem o auge do sucesso deixam de existir, o mesmo aconteceu com o grupo “Os Fi de Rapariga”, que deixou de existir por um curto período de tempo, por causa de desentendimentos entre alguns membros da banda. Os dissidentes do grupo original fundaram outra banda com o nome de Farriá, mas toda vez que tocavam, as pessoas pediam o retorno dos Fi de Rapariga. Como era de se esperar, essa banda não teve sucesso.
Em quanto isso, na sala de justiça, o principal vocalista da Banda Os Fi de Rapariga, Fernando Cheregathy, se virava como locutor em uma rádio local e também como parte integrande da Banda Kamasutra. Os ouvintes do seu programa radiofônico sempre pediam para ele tocar músicas dos Fi de Rapariga. Isso fez com que ele se sensibilizasse cada vez mais com o sentimento dos fãs e começasse a sonhar com a volta dos Fi de Rapariga.
Em 2010, Fernando Cheregathy, apoiado pela maioria dos seus amigos, decidiu retomar o projeto da banda Os Fi de Rapariga e trilhar uma nova estrada musical. Projeto esse que só veio se tornar realidade no início de 2011, com a gravação do álbum “Abre a Mala e Solta o Som! Desde que lançou o mais novo CD, Cheregathy e a banda Os Fi de Rapariga já realizaram diversos shows em cidades como São Sebastião, Paranoá, Ceilândia e Estrutural, para um público cativo que varia entre 30 a 40 mil pessoas.
Fernando Cheregathy e os demais membros da Banda Os Fi de Rapariga sabem que não será tarefa fácil sobreviverem da música novamente, mas se depender da força de vontade de cada um, não haverá obstáculos que eles não possam vencer. Para as pessoas invejosas e negativas, que não se conformam com o sucesso dos outros, Fernando Cheregathy tem uma frase já pronta. Diz ele: “Se a sua estrela não brilha, não tente apagar a minha!”.
Que o sucesso, a energia positiva e a paz infinita reinem entre os novos integrantes da banda Os Fi de Rapariga. Então, o que estão esperando? Abre a mala e solta o som fi de rapariga!