21 de jul. de 2014

Lira 31456 é efensor incondicional das igualdades econômicas, social e política

Lira sempre lutou para que a comunidade onde vive tenha seus direitos respeitados e possa crescer e se desenvolver com dignidade





O jornalista, líder comunitário e produtor cultural Ivonildo Di Lira ou simplesmente Lira, como é mais conhecido, é de origem humilde, nasceu há 12 de abril de 1962, em São Rafael (RN) e, desde o ano de 1980, mora na capital federal. É casado há 25 anos e tem um casal de filhos.

Ao chegar a Brasília, no início da década de 80, foi morar na casa de um tio na Asa Sul. Mas não demorou muito para buscar novos desafios. De cara, foi trabalhar de auxiliar de escritório na Lady Perfumarias e, aproveitava o tempo vago para estudar. Realizou diversos cursos profissionalizantes nas áreas de vendas, gerência e administração de empresas. Algum tempo depois deixou a Lady para trabalhar na PhD Consultores, onde ocupou o cargo de Secretário-Geral. A experiência no ramo de comércio exterior lhe permitiu, mais tarde, representar, em Brasília, a ATC Comércio Internacional e trabalhar na Brasif Diplomatic Service por mais de sete anos.

Ele nunca deixou de lutar por seus ideais e por um Brasil mais justo e igualitário do ponto de vista econômico, social e político. Por todos os lugares por onde passou, deixou, como legado, boas amizades e o respeito pela pessoa humana. Decidiu entrar na política para defender os interesses da comunidade e o direito das minorias.
 Em 1986 mudou-se para São Sebastião e, desde então, tem atuado como líder comunitário. Ajudou a criar diversas associações na comunidade, entre elas a Associação de Moradores do Bairro Vila Nova (AMVNO), a Comissão Pró-Independência de São Sebastião, a Associação Industrial e Empresarial de São Sebastião (AIESS) e o Movimento dos Inquilinos de São Sebastião (MISS).
 Na condição de líder comunitário lutou para conseguir vários benefícios para a cidade como, por exemplo, a criação da Administração Regional de São Sebastião (RA-XIV); CAIC Unesco; Parque de Exposições Agropecuárias; Área de Desenvolvimento Econômico (ADE/PRÓ-DF); Transferência dos moradores da Área de Risco para o bairro Residencial Oeste; Criação dos bairros Crixá e Nacional; 30ª Delegacia de Polícia; Vila Olímpica; Inclusão dos bairros Bela Vista, Residencial Vitória, Morro da Cruz e São Gabriel no PDOT, entre outros benefícios.

Trabalhar para o próximo, para Lira, é uma missão concedida por Deus

Sua atuação por melhorias para garantir mais qualidade de vida à população se estendeu a diversas cidades do DF com o apoio outros líderes comunitários

Lira sempre usou seus conhecimentos a favor das causas sociais, e se a cidade de São Sebastião alcançou algum progresso, deve, em grande parte, a essa sua luta comunitária ao longo dos anos. Mas seu trabalho social não se limitou, apenas, a São Sebastião. Cidades como a Estrutural, Recanto das Emas, Candangolândia, Varjão, Itapoã, Brazlândia, Planaltina e Lago Sul também tiveram sua marca registrada por meio do apoio aos líderes comunitários locais e na luta por melhorias e mais qualidade de vida da população.
Ele é uma pessoa simples, honesta, temente a Deus e, acima de tudo, respeitador das pessoas e dos valores cristãos. Dedicou grande parte da sua juventude às causas sociais. Segundo ele, essa foi uma das missões que Deus lhe concedeu aqui na Terra para ajudar o próximo. Por isso, se sente gratificado e com a sensação do dever cumprido. Ele é, também, um homem de visão e que, muitas vezes, se antecipou no tempo para debater questões humanitárias e ambientais como, por exemplo, o fim das armas atômicas e a preservação de nascentes, rios e matas ciliares.

Além disso, tem grande atuação na cultura popular, especialmente com o “Projeto Lira Cultural”, que desenvolve atividades nessa área e apoia diversos artistas e artesãos de São Sebastião. Atualmente, trabalha para resgatar a Festa do Rei Crixá, que fez de São Sebastião a única Região Administrativa do DF com folclore próprio. Dentro desse evento é realizado um concurso para escolher o Rei Crixá e a Princesa Catarina. E essa tradição ele quer que a comunidade perpetue na cidade.

O líder comunitário tem grande preocupação com a legalização das terras rurais e da própria cidade de Sebastião, que ainda não tem registro em cartório. Com isso, de posse das suas escrituras definitivas, os moradores poderão obter financiamentos bancários que lhes permitam fazer construções e benfeitorias nos locais onde vivem. Outra questão diz respeito ao trânsito, que precisa da adoção de medidas preventivas diante do crescimento de moradias na região, com a Santa Prisca e os condomínios Dharma e Alphaville, que pode contarão com 1 milhão de habitantes. Para isso sugere, que se pense, imediatamente, na criação de um complexo de viadutos na altura da Esaf e DF-001. Mais uma necessidade, segundo ele, é uma segunda entrada e saída de São Sebastião, entre o Mangueiral e a Papuda, pegando da DF-001 até a DF-251, cruzando pelo Morro da Cruz, o que valorizaria aquela região também.

Lira quer ser o primeiro líder comunitário a ser eleito deputado distrital

Para ele, a comunidade de São Sebastião precisa de um representante que dê lhe vez e voto na Câmara Legislativa

Nas eleições de 2010, Lira se candidatou pela segunda vez para deputado distrital como representante do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), ao qual se filiou em 2009, e obteve 7.206 votos, ficando como suplente na Coligação “Um Novo Caminho”. Referindo-se, ainda, à vida pública e profissional, Lira foi, nos últimos 20 anos, Assessor Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Assessor de Imprensa da Administração do Lago Sul e, atualmente, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil do Distrito Federal.

Lira decidiu se candidatar a deputado distrital para poder fazer mais pela comunidade, já que, como líder comunitário, os seus poderes são limitados. A motivação para se candidatar veio da necessidade de São Sebastião ter um representante na Câmara Legislativa para defender as reivindicações de seus moradores.

Ele acredita que, com o apoio da comunidade local, poderá conquistar a vitória nas urnas. Com isso, na Câmara Legislativa, pretende apresentar projetos voltados não só para a cidade, mas para todo o DF, principalmente, na área social, como a construção de escolas profissionalizantes – a fim de qualifiicar os jovens para o mercado de trabalho, afastando-os da criminalidade – e de mais creches. Segundo Lira, existe a necessidade do investimentos em políticas públicas a fim de impedir, de certa forma, que o adolescente se envolva com drogas e entre no mundo do crime. Também quer resgatar, na área de educação, os valores morais e cívicos, para que os estudantes se tornem cidadãos plenos e tenham orgulho de ser patriotas.

No entanto, Lira afirma que seu projeto político em relação ao DF estará sempre incompleto. Será completado a partir das demandas dos brasilienses ao apresentarem suas reivindicações a ele. Quer ser o primeiro líder comunitário a ser eleito deputado distrital porque, assim, poderá atender melhor o cidadão comum que for até a Câmara Legislativa pedir para que seja tampado um buraco em sua rua ou reivindicar mais segurança, pois será o representante da comunidade a defender seus direitos.

Para Lira, é possível contar com a parceria do deputado distrital Alírio Neto na questão do combate às drogas, que têm contribuído para aumentar a violência em São Sebastião. Além disso, Alírio pode contribuir com o projeto Pró-Vítima, da Sejus, que ajuda a aliviar o sofrimento de pais que perdem seus entes queridos, e o do casamento comunitário, que já beneficiou alguns moradores da nossa Região Administrativa.