4 de set. de 2013

Forças aliadas aos USA se preparam para atacar a Síria. Mas, segundo a Rússia, a intervenção militar poderá ser catastrófica


A Rússia disse nesta quarta-feira que um ataque militar contra a Síria poderia ter efeitos catastróficos se um míssil atingir um pequeno reator perto de Damasco que contém urânio radiativo.

O Ministério das Relações Exteriores russo pediu à agência nuclear da ONU para avaliar o risco com urgência, à medida que os Estados Unidos consideram realizar uma ação militar para punir o governo da Síria por um suposto ataque com gás."Se uma ogiva, por planejamento ou por acidente, atingir o reator MNSR perto de Damasco, as consequências podem ser catastróficas", disse um comunicado do ministério.

A chancelaria disse ainda que as áreas próximas podem ser contaminadas por urânio altamente enriquecido e que seria impossível contabilizar o material nuclear após um eventual ataque, o que sugere que poderia cair nas mãos de pessoas que poderiam usá-lo como uma arma.

A Rússia pediu ao secretariado da Agência Internacional de Energia Atômica para "reagir rapidamente" e solicitou aos atuais membros da AIEA "uma análise dos riscos associados a possíveis ataques americanos ao MNSR e a outras instalações na Síria".

Fonte: Inteligência Brasileira

São Sebastião tem aumento de 12,23% e se destaca entre as demais cidades do DF

Entrada de São Sebastião - Foto: Ivonildo Di Lira

Levantamento da Codeplan revela que implantação do Jardins Mangueiral foi o principal motivo para o aumento da populção
SÃO SEBASTIÃO (4/9/13) – O crescimento populacional na região de São Sebastião – de mais de 20 mil habitantes no período entre 2011 e 2013 - foi um dos pontos altos da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada hoje pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

"O principal ponto que justifica esse aumento de 12,23% foi a implantação do Jardins Mangueiral, programa de governo destinado à classe média da população. Esse número superou as outras 11 RAs já pesquisadas e provavelmente será o maior entre as 31 regiões", explicou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya.

Apesar de o diretor de Estudos e Políticas do órgão, Osvaldo Russo, alertar para os impactos que uma população numerosa pode trazer para a saúde, trânsito, meio ambiente e educação, entre outros serviços básicos, o administrador da cidade, Antônio Jucélio Gomes Moreno, afirmou que providências estão em andamento para minimizar os efeitos apontados.

"Estamos em negociação para antecipar a conclusão da duplicação da DF-463 e aliviar o trânsito, que tem cinco mil carros a mais, e trabalhamos para acelerar a construção de um hospital".

Ele ressaltou ainda que uma frota de 70 novos ônibus está nas ruas e que outros 80 devem ser entregues em 15 dias. Além disso, grandes empresários procuraram a administração para se instalar na cidade e aquecer ainda mais o comércio local, beneficiado pelo aumento da demanda com a chegada dos novos moradores.

A educação e a renda, de acordo com a pesquisa, também foram diretamente atingidas com a chegada do novo bairro: houve crescimento significativo de pessoas com Ensino Superior completo e aumento da renda domiciliar, que passou de R$ 1.870 em 2011 para R$ 2.270 em 2013.

A população de São Sebastião, alvo da pesquisa do 12º volume da PDAD, está estimada em em 97.977 habitantes, distribuídos em 27.405 domicílios urbanos, com uma média de três moradores por residência.

(K.I./M.D.)

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A REDUÇÃO DE HORÁRIO DE BARES, RESTAURANTES E PIZZARIAS DE SÃO SEBASTIÃO.



Venho por meio desta Nota de Repúdio mostrar a minha indignação contra decisão do Comando da Polícia Militar de São Sebastião de fechar bares, restaurantes e pizzarias da cidade às 22h, de segunda à sexta-feira e, às 00h nos finais de semanas e feriados, como forma de combater a violência local, sendo que a maioria dos assassinatos ocorrem à luz do dia no e meio da rua.

Os empresários, por se sentirem prejudicados, poderão demitir trabalhadores e pais de famílias que não têm nada a ver com a violência que acontece fora de seus estabelecimentos comerciais.

Se de um lado essa medida “arbitrária” é benéfica para a polícia, que terá menos trabalho, do outro, é péssimo para as pessoas de bem porque, além de se sentirem punidas injustamente, terão os seus espaços de lazer e de entretenimento reduzidos.

Defendo a ideia do comércio 24 horas para a nossa cidade. Isso significa dizer, tão somente, que a casa noturna que oferece  conforto e segurança aos seus clientes não tem porque dela fechar à meia noite em ponto como quer o Comando da Polícia Militar. As pessoas deixarâo de se divertir aqui, na cidade, para se divertir em outros lugares onde o horário de funcionamento de bares e pizzarias vão até às 3h ou mais. Alguns jovens vão acabar nos tais inferninhos espalhados nas áreas rurais e em alguns pontos isolados da cidade. É aí onde a giripoca vai xiar porque a população além de sofrer com a violência irá sofrer com o som automotivo nas ruas. É isso que essas autoridades querem para São Sebastião?

Eu estive na segunda-feira (02\08), na Administração de São Sebastião, juntamente com uma comissão de empresários da cidade, para falar do assunto em questão com o Administrador Jucélio Moreno mas, infelizmente, ele não pôde nos receber porque estava em reunião fora da Administração. Na ocasião fomos muito bem recebidos pelo Sr. Paulo, chefe de gabinete e, pela dona Fátima Cabral, UAG que, de imediato, ficaram de marcar uma reunião conjunta antes de sexta-feira com a comunidade e os demais órgãos de segurança.

A polícia precisa desempenhar o seu papel mais sem interferir, de maneira negativa, no lazer da população.

Atenciosamente,

Ivonildo Di Lira
Lider Comunitário de São Sebastião

Artistas: Railson e Gabriel