25 de jul. de 2013

Carta dos Moradores de São Sebastião para o GDF

Fonte: Foto divulgação extraída da internet; Texto: Blog do Morro Azul 

No Distrito Federal direitos básicos garantidos pela Constituição e por promessas eleitoreiras há muito deixaram de ser respeitados


Moradores do Morro da Cruz e Vila do Boa em São Sebastião, ainda nutrem a esperança de que o “novo caminho” passe por lá e solucione os problemas daquela comunidade.

Como esperança tem morte lenta, diz o povo que é a última que morre, os moradores enviaram uma carta ao Sr. Governador, e diante da impossibilidade de serem recebidos pessoalmente, como nos bons tempos de campanha, encaminharam a missiva em (23/07) via Ouvidoria do Governo do Distrito Federal e Câmara Legislativa.

Desejamos que o Sr. Governador a receba e dê pelo menos uma satisfação a estes eleitores. ...

São Sebastião, Brasília-DF, 18 de julho de 2013.

Ao Excelentíssimo Senhor AGNELO DOS SANTOS QUEIROZ Governador do Distrito Federal Senhor Governador, escrevemos esta carta movidos pela esperança de que o seu governo ainda pode fazer a diferença e “chegar junto” pra valer onde mais deve e precisa, isto é, nas áreas onde o Poder Público é omisso e ausente. Mas também escrevemos impulsionados pelos anseios e angústias de milhares de cidadãos e cidadãs de São Sebastião-DF que há muito tempo se tornaram reféns de um conjunto de problemas que trazem impactos profundos na qualidade de vida de cada um.

Os problemas são muitos, mas aqui vamos nos deter inicialmente àquele que constitui uma grande violação a um direito humano básico. Trata-se da corriqueira falta de água para nós, moradores do Setor Habitacional Morro da Cruz e do bairro Vila do Boa – um problema que vem atingindo mais de 10 mil famílias e que é quase tão antigo quanto à fundação desta cidade e para o qual as possíveis soluções apresentadas até agora pelos órgãos competentes (leia-se Caesb, Sedhab, Administração Regional, Topocart, etc.) apenas seguiram incontáveis trâmites burocráticos e, para gerar ainda mais descrédito nessas instituições, não apresentaram alternativas concretas para o impasse.

Senhor Governador, temos plena consciência e até compreendemos que um governo não administra e muito menos encontra soluções concretas para os diversos problemas de uma cidade sem que possa contar inteiramente com o auxílio, a cooperação e, sobretudo, a boa vontade política e institucional de sua própria equipe gestora, seu secretariado, o seu primeiro escalão. Todavia, sabemos que V. Exa. é a autoridade máxima constituída no âmbito do Distrito Federal e que todas as decisões importantes passam necessariamente pelo vosso crivo, pelas vossas mãos. Por isso, o que esperamos e desejamos é que o Sr. faça valer a autoridade que lhe outorgamos, de modo a desburocratizar toda e qualquer ação necessária para resolver a questão.

É justamente nesse sentido que vimos fazer um apelo para que o Sr. dê um pouco mais de atenção para as comunidades carentes e traga soluções para os problemas que violam uma série de direitos sociais, como é o caso do Morro da Cruz e da Vila do Boa, principalmente porque sofremos diariamente com a FALTA DE ÁGUA, DE REDE DE ESGOTO, ASFALTO, CALÇADAS, CRECHE E ESCOLAS PARA NOSSOS FILHOS E FILHAS. Não podemos continuar assim. É indigno viver desse jeito quando muitos afirmam em alto e bom som que estamos num governo democrático e popular, apesar de reinar em muitas periferias da capital uma série de velhos e conhecidos problemas.
Nós, moradores do Morro da Cruz e do bairro Vila do Boa aguardamos desde 2010 a regularização dessas áreas, promessa, aliás, feita por V. Exa. quando esteve em visita à nossa cidade naquele mesmo ano eleitoral. Na verdade, São Sebastião inteira aguarda ser regularizada. De uma coisa tenha certeza: se nos somamos aos milhares de cidadãos para elegê-lo governador do DF – o nosso representante maior, certamente foi porque naquele momento nos agarramos com todas as forças e total confiança no seu projeto político de trazer para Brasília um “novo caminho”.

Um novo caminho capaz de realizar profundas mudanças em nossas vidas, mas principalmente no modo de enfrentar e romper com as velhas práticas da corrupção, roubalheira, do descaso político, e os problemas sociais que assolam e oprimem os mais humildes e desprovidos, historicamente negligenciados e ignorados pelos governos anteriores.

Por isso, Sr. Governador, pedimos encarecidamente que olhe por nós e nossas famílias, que já não suportam mais as promessas dos órgãos competentes para resolver a questão da água e as tantas outras dificuldades que enfrentamos na labuta diária. Estamos cansados de tanto esperar! Quem está sem água ou sem energia elétrica tem pressa e urgência! Quem come poeira por falta de asfalto ou espera longas horas na parada por falta de condução para ir trabalhar, também tem pressa. Não pode esperar! Esperar até quando? É questão de vida ou morte! Talvez este seja o mais duro golpe que se possa perpetrar contra uma comunidade, contra uma população: matar pelo cansaço, fingir que o problema não existe e que o próximo governante ou administrador, a seu bel-prazer, tome a responsabilidade e iniciativa de resolver futuramente uma situação que é real e que existe no agora.

Não nos decepcione, Sr. Governador. Não delegue para o futuro uma solução que o Sr. pode apresentar hoje, agora. O problema existe e o que esperamos é que cumpra com a vossa palavra dada. Não se esqueça que os mandatos e governos passam, mas o eco das ruas, dos bairros e comunidades, jamais. Estes ficam. Afinal, problemas sempre existirão, porém o diferencial é a vontade e a disposição que se tem para fazer o enfrentamento, ainda que sejam graves e de difícil resolução. Temos certeza que coragem e capacidade o Sr. tem de sobra!

Certos de que esta mensagem chegará ao vosso conhecimento e que, com toda a sabedoria que possui, se sensibilizará com a nossa situação, temos plena certeza que V. Exa. saberá retribuir o voto de confiança que lhe demos. E por isso mesmo, contamos desde já com o vosso empenho para que lance mão de todos os meios e recursos necessários para buscar soluções imediatas para a situação aqui apresentada. Aproveitamos o momento para encaminhar a relação de demandas mais prementes da comunidade para as quais também solicitamos que dispense igual atenção.

Em face do exposto, rogamos que continue empenhando esforços para fazer do Distrito Federal um lugar cada vez melhor e digno para todos e que V. Exa. jamais abandone os ideais do projeto político que o alçou ao poder, cujo objetivo central era o de trazer para a nossa querida capital um “novo caminho” de conquistas e avanços nas mais diversas áreas (saúde, educação, segurança, habitação, transporte, cultura, etc.) a partir do trabalho integrado e comprometido de cada secretaria que está sob o vosso comando.

Respeitosamente,

Os cidadãos e cidadãs moradores dos bairros Morro da Cruz e Vila do Boa, São Sebastião-DF

DEMANDAS DO SETOR HABITACIONAL MORRO DA CRUZ:
 I) Implantar o sistema de rede de água e esgoto;
II) Implantar rede de energia elétrica;
III) Proceder a regularização da área;
IV) Construir creches e escolas de ensino fundamental e médio;
 V) Criar linhas de ônibus com itinerário circular e com destino ao Plano Piloto;
VI) Construir um balão/rotatória na pista (DF-463) de acesso aos bairros Morro da Cruz, Vila Nova e São José;
VII) Construir calçadas para garantir a acessibilidade da população;
VIII) Construir um posto de Saúde; e
IX) Construir quadras poliesportivas.
DEMANDAS DO BAIRRO VILA DO BOA:
I) Implantar o sistema de rede de água e esgoto;
II) Implantar rede de energia elétrica;
III) Proceder a regularização da área;
IV) Construir creches e escolas de ensino fundamental e médio;
V) Criar linhas de ônibus com itinerário circular e com destino ao Plano Piloto; e
VI) Reformar urgentemente o posto da Saúde da Família.

O que você faria com milhares de vagalumes?



Eu os colocaria na mente dos nossos governantes para ver se eles enxergam o que realmente está acontecendo com o Brasil. 

Grande parte dos nossos recursos naturais está se desperdiçando e o dinheiro dos brasileiros está indo pelo ralo por causa da inflação e da corrupção. Sem contar com as nossas forças armadas cujas armas e munições estão sucateadas mas, na visão deles, tudo está mil maravilhas.

E você, o que faria?

Acorda Brasil, acorda!