22 de jul. de 2013

ATO PÚBLICO PACÍFICO NO BALÃO DA ESAF DÁ PONTA-PÉ-INICIAL NA LUTA PELA CONSTRUÇÃO DE VIADUTO E DE GALERIAS SUBTERRÂNEAS QUE LIGARÃO O JARDIM BOTÂNICO AO LAGO SUL



Foi realizado nesta segunda-feira (22) ato público no balão da ESAF a favor da construção de um viaduto e de duas galerias subterrâneas que ligarão o Jardim Botânico ao Lago Sul e, consequentemente, acabar com o transtorno no trânsito, principalmente nos horários de pico, que vai das 17h às 20h30.

O convite para a manifestação foi feito apenas por meio do facebook e, pela primeira vez, de acordo com o Lira, por uma causa comum a todos os moradores do Jardim Botânico, São Sebastião, Mangueiral e Tororó que, diariamente, sofrem por causa dos congestionamentos naquele local.

Apesar de ter comparecido pouquíssimas pessoas, o evento em si foi um sucesso porque atingiu o seu objetivo, que foi o de chamar a atenção da população e das autoridades para a necessidade de se construir um viaduto onde hoje é o balão da ESAF. "Esse foi o ponta-pé-inicial. Haverá muitas outras manifestações até que o problema seja resolvido", afirmou Ivonildo Di lira.

Lira diz, ainda, que um documento será entregue para o governo, juntamente com um abaixo-assinado da população, reivindicando a construção do viaduto e de duas galerias subterrâneas, como a da galeria dos Estados, no Setor Comercial Sul, onde pequenas lojas de serviços possam se instalar, gerando emprego e renda para a população. "Esse será um local que poderá ter desde chaveiro a eletricista e engraxate" diz. 

Embora tenha pessoas que defende a duplicação da pista, ao invés do viaduto, a construção dessas obras se faz necessário por causa dos novos bairros que estão surgindo na região e, se o problema não for corrigido agora, como quer Ivonildo Di Lira, daqui há pouco ninguém conseguirá passar por lá. Se hoje está difícil, imagine daqui cinco ou dez anos como não vai ficar. Por isso é que obras paliativas não servem. Mas para acabar de vez com a polêmica, Lira vai encomendar um estudo de viabilidade técnica e ambiental, bem como, a elaboração de um croqui, e apresentar ao governo, como sugestão.

Quanto às críticas e ironias por parte de algumas pessoas, que o viram praticamente sozinho no Balão da ESAF, ele tem a resposta na ponta da lingua. "Fiz o papel do beija-flor que, sozinho, tentou apagar um incêndio monstruoso. As atitudes falam mais alto do que as palavras soltas ao vento. Estou com a minha consciência tranquila porque fiz a minha parte como cidadão", desabafou Lira.