1 de out. de 2012

A CIDADE QUE TEMOS E A CIDADE QUE QUEREMOS. COMO VOCÊ VER SÃO SEBASTIÃO DAQUI A VINTE ANOS? FECHE OS OLHOS, POR UM INSTANTE, E SE IMAGINE NO FUTURO!



São Sebastião precisa de um norte, de uma forte mensagem de esperança, de um foco de união. São Sebastião precisa de uma alternativa, uma alternativa que zele pelos interesses dos moradores, uma alternativa Real. Porque chega de palavras jogadas ao vento, sem nenhuma ação prática! Em outubro de 1989 lancei o PROADESS - PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE SÃO SEBASTIÃO que tinha como meta traçar o desenvolvimento da nossa cidade para os próximos vinte anos.  De lá para cá já se passaram vinte e oito anos e muito do que foi previsto neste Programa, aconteceu.  Cito, por exemplo, a criação da Administração de São Sebastião (RA-XIV), a Vila Olímpica, 30ª Delegacia de Polícia, dentre outras obras, igualmente importantes.

A cidade cresceu e, junto com ela, os problemas de ordem social, econômica e cultural. Cobrar soluções das autoridades, apenas, sem a participação efetiva da sociedade, também não é aconselhável, porque a história tem provado que não funciona. O cidadão de bem elege os seus representantes com a esperança deles trabalharem a favor do povo. Depois de eleitos a maioria some, se metem em coisas erradas, voltando a aparecer, novamente, depois de quatro anos, para novamente lhes pedir o voto! Enquanto isso a população sofre com a falta de segurança, emprego, saúde e transporte público de qualidade.

Partindo do princípio de que não se pode criticar por criticar, sem antes apresentar uma alternativa ao modelo atual de gestão, estou reativando o PROADESS para que, juntos, possamos traçar o futuro de São Sebastião para os próximos vinte anos. Para isso, conto com a colaboração da população, independentemente de partido político, religião, cor ou classe social. Todos que puderem colaborar com alguma ideia ou sugestão serão todos bem vindos! Pense no que ainda falta à nossa cidade. As suas sugestões poderão ser encaminhas através do meu blog, www.liranoticias.blogspot.com ou através de urnas colocadas estrategicamente em lugares de fácil acesso dos moradores como padarias, supermercados e farmácias.

Em breve será realizado um seminário com o tema acima para tratar de assuntos como segurança, educação, economia, lazer, cultura, esportes, moradia, dentre outros, que contará com a participação de autoridades, economistas, advogados, urbanistas, ambientalistas, etc... e, claro, com a presença da própria população. Ao final, será lançada uma cartilha com as principais propostas voltadas para o desenvolvimento da cidade de São Sebastião e que servirá de base tanto para os políticos quanto para empreendedores. Um projeto que deu certo no passado poderá, muito bem, dar certo no presente, para que possamos nos programar para o futuro!
Ivonildo Di Lira
ICB Brasília